Controladoria realiza encontro teórico e prático com entidades

O evento foi realizado no auditório de treinamento do Centro Administrativo Dr. Carpintero, e contou com a presença de entidades filantrópicas e sem fins lucrativos que gerenciam recursos públicos municipais.

Com o objetivo de prestar orientações sobre as etapas e regras para a execução de recursos financeiros públicos, transferidos por meio de convênios, a Controladoria-Geral do Município (CGM) ministrou, nesta segunda-feira (29), o I Encontro Teórico e Prático sobre Elaboração de Projetos e Prestação de Contas de Recursos de Convênios com o Poder Público, ao qual contou com a presença de entidades filantrópicas e sem fins lucrativos e servidores das Secretarias Municipais. 

O Controlador-Geral do Município, Renan Carlos Rambo, iniciou o encontro ressaltando a importância dos órgãos de Controle Interno. "A CGM procurou realizar um controle preventivo na gestão de recursos públicos municipais o que minimiza os erros e as falhas operacionais na execução de convênios pelos convenentes. Este encontro demonstra nossa preocupação em garantir a melhora das prestações de contas das entidades, garantindo maior segurança processual”, afirmou. 

O encontro foi ministrado pela Técnica de Controle Interno da CGM, Izaline Silveira da Silva, que comentou sobre as boas práticas de execução de recursos públicos repassados por meio de convênios, destacando desde a fase introdutória até a fase de prestação de contas. "Uma vez que tivemos muitas inconsistências na execução de convênios anteriores, o encontro buscou orientar as entidades a gerir os recursos de forma mais eficiente, o que, oportuniza maior transparência da gerência de recursos públicos. A CGM este ano já trabalha em um projeto que buscará editar uma Instrução Normativa própria que disciplinará sobre a celebração, execução e prestação de contas de convênios. Estas mudanças trarão melhoria nos pontos de controle e aperfeiçoamento da gestão dos convênios", completou.

Na ocasião, foi debatido sobre a apresentação dos Projetos e Planos de Atendimentos que dão origem aos repasses financeiros, como também, foram respondidas dúvidas e questionamentos dos participantes.

Galeria de Imagens

Notícias Relacionadas