Novas datas para pagamento de IPTU são divulgadas

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ) divulgou nova data para vencimento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU, bem como a taxa de coleta de lixo e transporte de resíduos sólidos. Os carnês poderão ser pagos em parcela única com vencimento para 14/07/2017 ou em 06 (Seis) parcelas iguais com vencimentos em 14/07/2017; 14/08/2017; 14/09/2017; 13/10/2017; 14/11/2017 e a ultima 14/12/2017. Vão constar nos carnes as duas formas de pagamento para escolha do contribuinte.

A cobrança dos carnês havia sido suspensa provisoriamente no início deste ano após serem detectados erros na base de calculo do Imposto. Em janeiro foi autorizado um reajuste de 6,58% do valor da zona fiscal bem como no padrão de edificação, o imposto foi inserido no sistema de informática da prefeitura, que foi trocado em 2016, havendo migração das informações do antigo sistema para o novo. O novo sistema fez a progressividade de correções monetárias dos valores que não estavam sendo feitos em anos anteriores e por isso a cobrança veio retroativa, aumentando consideravelmente o valor dos carnês.  A partir disso os cálculos foram refeitos e os boletos novamente impressos e entregues.

Vale lembrar que os pagamentos já realizados foram compensados nos novos carnês. No entanto, caso o contribuinte verifique alguma inconsistência deverá procurar o balcão de atendimentos da Prefeitura de Ariquemes, que funciona de segunda á sexta feira das 07h:30min até as 13h:30min. É preciso ressaltar que os carnês de IPTU dos terrenos não edificados não serão entregues e deverão ser retirados nos guichês de atendimento da Prefeitura.

Para maior comodidade, o imposto também esta disponível na versão online e pode ser impresso direto do Site oficial da Prefeitura, no endereço eletrônico www.ariquemes.ro.gov.br no link “Receita online” – IPTU 2017. 

Notícias Relacionadas