Museu de Gente registra história dos pioneiros de Ariquemes

O Museu de Gente é um projeto coordenado pela Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (SETUR) e tem papel fundamental na consolidação da identidade rondoniense, transformando as histórias de vida de pessoas de vários segmentos sociais que acompanharam ou contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento do Estado em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre os povos. Fica localizado em Porto Velho, mas também pode ser conhecido através site museudegentederondonia.com.br .
Nazaré Silva, a coordenadora do projeto, esteve em Ariquemes nos dia 11 e 12 de setembro, e com apoio da bibliotecária Cíntia de Jesus, entrevistou 20 pioneiros da cidade. Durante esse período, visitaram o Bairro Marechal Rondon, onde nasceu a cidade de Ariquemes. Lá, conversaram o senhor João Batista Rodrigues, que contou os desafios de chegar em Rondônia por meio de navio, até Porto Velho, em 1962, quando a capital ainda era apenas um vilarejo e haviam apenas 5 moradores. Depois, veio para a região, ainda sendo desbravada. 
As visitas não pararam, no Projeto Idade Viva mais pioneiros contaram suas histórias e, nas visitas domiciliares, outro vanguardista também deu sua contribuição, o " seu Cici da farmácia".
A Biblioteca Municipal continua entrando em contato ou recebendo os pioneiros para gravar entrevistas e eternizar a historia de Ariquemes. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones : 35362422 ou 92722654, falar com Cíntia. 
Faça parte dessa história!

Galeria de Imagens

Notícias Relacionadas