Eleições para Conselheiros Tutelares são suspensas em Ariquemes

Medida foi recomendada pelo Ministério Público do Estado (MP-RO), após constatar divergência na numeração de um dos candidatos nas urnas eletrônicas. Dados são inseridos pelo Tribunal Regional Eleitoral.

As votações para escolha dos dez conselheiros tutelares que atuarão em Ariquemes de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024 foram suspensas às 9h45min deste domingo (06) de eleições. De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA),  Paola Waleska, a medida foi recomendada pelo Ministério Público do Estado (MP-RO), após a constatação de que o número de um dos 36 candidatos havia sido inserido com a Ordem dos algarismos trocada  nas urnas eletrônicas,  diferente do que foi informado documentalmente pela Comissão Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral. " O erro foi  identificado por volta das nove e meia da manhã,   quando um eleitor foi votar no candidato Ronei Eduardo.  O número dele é  o 113 e estava 131 nas urnas." Explicou.
Ainda de acordo com a presidente do CMDCA, o ofício contendo os nomes e números dos 36 candidatos foi protocolado junto  ao Tribunal Regional Eleitoral, responsável pela inserção dos dados  nas urnas, no dia 31 de julho e na documentação a numeração do candidato está correta. "Verificado o erro nas urnas,  a comissão  foi  checar toda a documentação do processo eleitoral e constatou que o número estava correto  no ofício enviado pela Comissão Eleitoral  do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do adolescente para o Tribunal Regional Eleitoral. Neste caso, o erro deve ter ocorrido na hora de inserir os dados nas urnas eletrônicas" Afirmou.

As votações ocorriam na Escola Estadual Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, e na Escola Municipal Padre Ângelo Spadari, no distrito Bom Futuro.

NOVA DATA PARA AS ELEIÇÕES

Rosimeire Ferreira, integrante Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos direitos da criança e dos Adolescentes, disse que  a  nova data para realização das eleições será definida nesta segunda-feira (07) . "O próprio Conselho Nacional dos direitos da Criança e do adolescente (CONANDA) pode expedir uma recomendação aos municípios que tiveram as eleições suspensas ou impugnadas, e isso ocorrendo, nós vamos seguir a orientação deles. Se não sair nenhuma determinação do CONANDA,  a comissão vai se reunir com o Cartorio Eleitoral nesta segunda-feira (07) para definir a nova data."  Concluiu

Galeria de Imagens